SPECTRAL - Sci-fi de respeito!

Sem Comentarios


     Spectral é um sci-fi de 2016 dirigido por Nic Mathieu e produzido por Thomas Tull(Godzilla 2014, 300: Rise of An Empire, Pacific Rim) e por Jon Jashni(Warcraft, The Great Wall, Kong: Skull Island) e distribuído pela queridinha da internet, a NETFLIX.
     
     O filme conta a história pela perspectiva do Dr. Mark Clyne, um cientista da Darpa (Defense Advanced Research Projects Agency  - DARPA, a agência responsável pela tecnologia das forças armadas americanas) que é enviado para Moldova, um país que fica entre a Romênia e a Ucrânia, onde o exercito americano combate uma tropa rebelde, para achar alguma explicação para a morte de um soldado causada por um "fenômeno" que os locais chamam de Aratares - Espíritos perturbados dos mortos em batalhas que voltaram para se vingar. Vale explicar que essas criaturas só são captadas por visores nos capacetes dos soldados. Tecnologia criada pelo Dr. Clyne. - VLW, DOC!
Aratare
     Apesar de ser um sci-fi, o filme brinca muito com o sobrenatural e, mesmo já prevendo que deve haver uma explicação científica, muitas vezes você se pergunta: SERÁ MESMO QUE É ALGO SOBRENATURAL?
     Essa criaturas com fisionomias humanas matam apenas com o "toque" - isso porque eles conseguem controlar sua densidade, atravessando os humanos, paredes etc, e ,quando preciso, seus corpos ficam rígidos a ponto de conseguirem destruir um tanque NA PORRADA. O que me lembrou bastante aqueles alienígenas de Final Fantasy: The Spirit Within. Porém, mesmo com todo esse poder, os aratares não conseguem atravessar ferro puro nem porcelana. Se você é um ninja da ciência ou um fã de Einstein já sabe a resposta pra esse enigma.
     Spectral tem alguns algumas coisas desnecessárias. Alguns chamam de defeitos, eu chamo de QUERER FAZER UM FILME PARA AGRADAR TODO MUNDO. Como por exemplo essa cena, que parece que saiu de um filme de ação dos anos 80:



     Apesar dos "defeitos" que são bem poucos e aparecem em sua maioria nos primeiros 30 minutos, essa obra guarda um roteiro digno de um sci-fi excelente e com um plot twist BEM INTERESSANTE que vai te fazer pensar sobre a linha tênue que divide a ciência e a curiosidade da falta de ética. O filme não te da explicação pra tudo, não se aprofunda nos personagens e tem uma cara de filme B. Li vários reviews criticando-o por essas características, mas caso você já tenha visto '2001: A Space Odyssey' sabe que essas elas são importantes para que sci-fi foque no que é importante, na tecnologia/ciência e na situação posta, que, nesse caso, é a guerra. Não é um filme feito para todos, mas ainda assim, um excelente sci-fi que não teve o destaque merecido. 


back to top